O IRPF (imposto de renda pessoa física) deve ser declarado por todos os trabalhadores dando exceção aos que se enquadram as regras de isenção. Para fazer a declaração de forma correta e dentro dos prazos somos orientados pela Tabela IRPF 2022. A cada ano a tabela passa por atualizações, e suas informações são divulgadas após essa atualização. Para saber mais sobre a Tabela, acompanhe as informações que selecionamos para você.
O IRPF da Receita Federal segue a Tabela que a liberada pela Receita Federal todos os anos. a Tabela IRPF 2022 anuncia as novas alíquotas após a correção anual. Realizar a declaração do importo de renda e preciso, por isso muita atenção no momento de realizar a sua declaração.
Consulta à tabela do Imposto de Renda
O contribuinte pode ter acesso a tabela do IRPF 2022 para consulta através do site da Receita Federal, no site é disponibilizado a tabela com todas as informações atualizadas anualmente. Aproveite para se informar também sobre a Isenção de Imposto de Renda 2022!
Para que você acesse a Tabela IRRF 2022 entre no site pelo endereço da Receita Federal http://idg.receita.fazenda.gov.br/
A tabela do IRPF 2022 atualizada ainda não foi divulgada pela Receita Federal, porém fique atendo, pois logo que as informações forem divulgadas a tabela estará no site oficial da Receita Federal.
Declaração do Imposto de renda
É importante que o contribuinte brasileiro compreenda todas as regras e formas para realizar a sua declaração do IRPF 2022, essa compreensão é importante para que o contribuinte não cometa erros em sua declaração e assim não acabe pego pela malha fina.
A Receita Federal disponibiliza um programa que o contribuinte pode baixar e instalar em seu computador, esse programa auxilia o contribuinte com sua declaração, evitando assim que alguns erros sejam cometidos.
Se você como contribuinte não sabe quem deve declarar seu IRPF procure fazer o processo com o auxílio do programa da Receita Federal.
Vários detalhes precisam ser preenchidos na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física e todos eles são importantes para que sua declaração seja feita corretamente.
O contribuinte que necessita realizar a declaração do IRPF é aquele que se enquadra na seguinte regra:
- Possui um rendimento de um valor X que a Receita Federal estipulada.
- No último ano o valor designado para declarar o IRPF era de R$ 1.787,78, assim todo brasileiro com renda igual ou superior a esse valor precisava declarar seu imposto.
- O trabalhador brasileiro que possuísse a sua renda total com valor inferior a R$ 1.787,78 estava automaticamente isento de realizar a declaração do IRPF.
- Caso o contribuinte deixe de realizar corretamente os cálculos para declaração do seu IRPF ou perca os prazos determinados pela Tabela IRPF 2022
as consequências podem ser multas determinadas pela Receita Federal ou em alguns casos processo judicial. Essas consequências são aplicadas quando o contribuinte e pego na famosa “malha fina”.
Portanto muita atenção na hora de realizar a declaração e nas informações que serão divulgadas na Tabela IRPF 2022.