IPVA 2022 RS – No Rio Grande do Sul, donos de aproximadamente 855 mil carros estão envolvidos neste cenário, no ano de 2016. Seguindo a Tabela FIPE, que tem a incumbência de determinar os valores médios dos diferentes veículos, o imposto sofreu um reajuste de quase 8% para este ano.
Os carnês referentes ao IPVA 2022 começaram a chegar às casas dos contribuintes do Rio Grande do Sul desde o mês de dezembro, tendo sido enviados pela Secretaria Estadual da Fazenda. Ao todo, foram entregues contas direcionadas a cerca de 480 mil automóveis e utilitários, além de 342 mil motocicletas e cerca de outras 30 mil alíquotas, distribuídas entre ônibus e caminhões.
Consulta IPVA 2022 RS
Para saber o valor no qual deverá ser pago, o contribuinte pode fazer a consulta IPVA 2022 RS. A mesma pode ser realizada de forma gratuita através do ICMS Transparente, que é gerido pela Secretaria da Fazendo do Rio Grande do Sul.
Veja abaixo como consultar IPVA RS:
- Acesse o site a seguir www.efazenda.rs.gov.br;
- Preencha com a Placa e Renavam;
- Digite o Captcha e clique em consultar.
Com uma arrecadação estimada em quase 300 milhões de reais no Rio Grande do Sul, o IPVA 2021 Rio Grande do Sul dispõe de duas formas básicas de pagamento. Para quem realizasse a quitação do débito de forma integral, um desconto de 15% do valor total do imposto vinha à tona. No entanto, esta parcela única deveria ter sido paga até o dia 30 de janeiro.
Para quem optou pela forma parcelada, além do primeiro pagamento, também realizado até 30 de janeiro, deve arcar com outras quatro parcelas, cobradas igualmente nos meses seguintes.
Tabela e Pagamento IPVA 2022 RS
Difundido de modo obrigatório no Brasil, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma cobrança realizada todos os anos no país e tem o caráter unicamente de arrecadação. A contribuição é tida como uma das primeiras atribuições das pessoas físicas na economia anual.
O valor do pagamento IPVA 2022 RS, que já está valendo em todo o país no ano de 2020, varia de estado para estado e dos diferentes modelos de veículos em circulação na frota.
O pagamento do imposto pode ser realizado em qualquer banco ou casa lotérica cadastrada no sistema. O contribuinte ainda pode retirar seu boleto via internet, caso o mesmo não tenha chegado em sua casa.